Olá, Bem Vindo ao Cenas, Cenários & Senões

Publico aqui textos de observação do cotidiano na forma de crônicas e contos.

sábado, 3 de julho de 2010

Habeas Corpus

Todo mundo que já fez terapia um dia e parou leva consigo o questionamento. Será que volto? Entre todas as angústias fica mais esta instalada após a primeira experiência terapêutica. É um artifício de sobrevivência da profissão. Você interrompe, porque alta nunca se tem e um dia vem a questão: volto ou não? Com o mesmo terapeuta? Que preguiça de começar tudo do começo. Onde eu estava mesmo quando interrompi?Ah, lembrei: a terapeuta sugeriu que eu comprasse um cachorro e me estressou.
Terapia para angústia cotidiana é assim, você entende o que aconteceu no passado, verifica seus comportamentos repetitivos, muda algumas coisas, conclui que não quer ou não pode mudar outras e que outras ainda não dependem de você. Depois disso vem a parte da reclamação e, para reclamar, pode ser com o vizinho, o amigo e até com o cachorro. À exceção deste último, tudo muito mais barato que terapia. Até que se começa a reclamar de coisas que não se entende, ninguém quer ouvir, fogem até de um chopinho, você mesmo esta se tornando repetitivo e aí quem sabe está na hora de voltar para a terapia...
Este ano, em meio a um desses momentos, tomei a sábia decisão e contratei um advogado. O motivo original era, de fato, uma questão jurídica, porém, com a evolução dos fatos, tem se mostrado mais eficaz que terapia. O advogado não evidencia suas deficiências, ao contrário, está sempre pronto para defender você e, até que surjam provas, você está certo. Já o terapeuta, este, por principio, defende que você está à beira da loucura, não com estes termos, mas são tantos problemas desentranhados, coisas que você nem sabia, tudo causando desequilíbrio. Para a sua salvação se estabelece com ele, o terapeuta, um vínculo de dependência.
O advogado já se comporta de outra forma, quanto mais independente você for mais decisões erradas vai tomar e daí é que, pronto para acolher você dizendo como tudo é injusto e que a justiça será feita, por ele.
Por enquanto estou contente com minha opção. O custo é equivalente, os encontros são reuniões e não consulta, tem café, chá e balinha. Só se falam de possibilidades, garantias e riscos, nenhum dilema existencial, nada de angústias, crises e medos.
Adoro quando dizem coisas como medida cautelar e ação declaratória, tudo assim no infinitivo, nada de pretérito. É o que preciso neste momento, garantia dos meus pontos fortes E o advogado conseguiu o habeas corpus da terapia.

Nenhum comentário: