Olá, Bem Vindo ao Cenas, Cenários & Senões

Publico aqui textos de observação do cotidiano na forma de crônicas e contos.

domingo, 19 de julho de 2009

Medo do Medo

Resolvi fazer um curso de PNL, para quem não sabe o que é, programação neurolinguística. A promessa era a de mudar a vida para sempre, seria outra pessoa. Não tinha tanta ilusão, se conhecesse alguém interessante por lá já estaria no lucro.

O método consistia em uma série de técnicas e exercícios que seriam praticados em sala de aula e lá foi ela. Em meio à dancinhas, palmas e gritos de uh uh, as mágicas eram ensinadas. Lá pelo terceiro módulo a técnica do dia prometia acabar com medos e fobias, assim de forma abrangente. Podia ser qualquer tipo de paúra, falar em público, assalto, dirigir, voar e por aí vai.

Ensinado o exercício, a idéia era testar, um participante aplicaria no outro. O medo em questão não precisava ser divulgado, mas seria eliminado em minutos. A primeira coisa que veio a cabeça foi o medo de barata, era pânico, chegava a sonhar com elas. Tinha passado por várias experiências horrorosas como baratas na camisola e no carro, neste caso quase um acidente.

Acertado o medo a ser eliminado foi aplicada a tal solução milagrosa que se resumia a uma visualização guiada revivendo os momentos pré, durante e pós o evento mais significativo com as baratas. Sob a orientação do aplicador, repetida a visualização por três vezes a experiência se transformaria de horrorosa para suportável e assim foi feito.

Saiu de lá exatamente como entrou, só saberia se o tal método funcionava se topasse com uma barata pela frente, coisa continuava preferindo não acontecesse tão cedo

Passaram-se meses, já nem se lembrava do episódio quando nos quarenta graus do verão carioca chegou em casa e ela já estava lá, marrom , brilhante, debochadas anteninhas se mexendo, confortavelmente instalada na cerâmica branca do piso da cozinha .

Até hoje, não sabe bem como, atravessou o cômodo, abriu o armário da área de serviço retirou o spray e shhhhhh na barata que encharcada deu o último suspiro. Só ai percebeu que ela mesma estava sem respirar a mão suava, correu para o banheiro com uma dor de barriga daquela que só o pânico pode provocar! Pegou o jornal enquanto relaxava tentando superar o episódio e lá estava a matéria “O medo é o maior problema do ser humano”, discorria sobre as aplicações da neurolinguistica na superação de medos diversos.

Nenhum comentário: